quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Unidades de Medida ao Longo da História





Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Ela consistia na distância do cotovelo até a ponta do dedo médio do faraó.

O palmo também era muito utilizado pelos povos egípcios, essa medida consistia na utilização de quatro dedos juntos e correspondia à sétima parte do cúbito. Hoje o palmo ainda é utilizado em medições caseiras, é medido pela distância em linha reta do polegar ao dedo minguinho.

Algumas unidades ainda são utilizadas por determinados países até os dias atuais. A Inglaterra e os Estados Unidos utilizam a jarda como medida de comprimento. Essa medida consiste na distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado. Nos jogos de futebol, a jarda é utilizada nos momentos em que o juiz precisa marcar a distância entre a bola e a barreira, para isso ele faz a medição contando passos, que é a medida aproximada de 1 jarda. No futebol americano as distâncias percorridas pelos atletas são registradas em jardas, que medem aproximadamente 0,91 metros.


Enquanto o Brasil utiliza como medida de comprimento padrão o metro, os Estados Unidos utiliza a milha. Temos que 1 milha corresponde a, aproximadamente, 1,609 metros. A polegada é uma unidade de comprimento utilizada no Brasil em casos isolados, mas é muito usada em países como a Inglaterra, e sua medição possui uma relação com o centímetro, de forma que 1 polegada corresponde a 2,54 centímetros.
Na aviação verificamos uma unidade usada na determinação de altura, o pé. Quando um avião precisa informar a sua altura ele utiliza essa unidade comunicando aos passageiros e informando a torre de comando a sua altitude correta. Por exemplo, um avião que se encontra a 10.000 pés de altitude está a 304.800 cm, que corresponde a 3048 metros. Dizemos que 1 pé corresponde a 30,48 centímetros.
Com base no texto responda as questões abaixo.

1)As Unidades de Medidas Surgiram a partir de quais povos antigos?
( ) Os Maias
( ) Os Babilônios
( ) Os Egípcios

2)O que é o cúbito? Surgiu a quantos anos atrás?

3)O que era o Palmo?

4)O que é a Jarda? Quais países a utilizam?

5)Quantos vale 1 Jarda?

6)A Jarda é utilizada em qual esporte?
( ) Futebol de Campo
( ) Golfe
( ) Natação.
( ) Futebol Americano.

7)Qual é a medida de Comprimento padrão no Brasil?
( ) o centímetro
( ) o milímetro
( ) o metro
( ) a jarda
7)A milha é uma medida de comprimento utilizada em qual país?

8)O que é a Polegada? Uma polegada equivale a quantos centímetros?

9)O que é o pé? Um pé corresponde a quantos centímetros?